Belize: um país caribenho na América Central

Belize é um pequeno país soberano localizado na costa nordeste da América Central. 

Faz fronteira com o México ao norte, o mar do Caribe ao leste e a Guatemala ao oeste e ao sul. 

Também compartilha uma fronteira marítima com Honduras ao sudeste. Tem uma área de 22.966 km² e uma população de 441.471 habitantes (2022). 

É o país menos populoso e menos densamente povoado da América Central. Sua taxa de crescimento populacional de 1,87% ao ano (estimativa de 2018) é a segunda mais alta da região e uma das mais altas do hemisfério ocidental. 

Sua capital é Belmopan e sua maior cidade é a homônima Belize City.

História

Belize tem uma história semelhante à dos países caribenhos de língua inglesa, pois suas instituições e língua oficial refletem sua história como colônia britânica. 

Antes da chegada dos europeus, Belize era habitada por vários povos indígenas, principalmente os maias, que se estabeleceram na área entre 1500 a.C. e 300 d.C. e floresceram até cerca de 1200 d.C.

O contato europeu começou em 1492, quando Cristóvão Colombo navegou ao longo do golfo de Honduras. 

A exploração europeia foi iniciada por colonos ingleses em 1638, que se dedicavam à extração de madeira, especialmente do pau-brasil. 

Espanha e Grã-Bretanha disputaram a posse da terra até que os britânicos derrotaram os espanhóis na batalha de St. George’s Caye (1798). 

O território passou a ser conhecido como Honduras Britânicas e foi formalmente declarado colônia da Coroa britânica em 1862.

O movimento pela independência começou na década de 1930, liderado por nacionalistas como George Price, que fundou o Partido Popular Unido (PPU) em 1950. 

Em 1964, as Honduras Britânicas obtiveram autonomia interna e em 1973 mudaram seu nome para Belize. 

A independência plena foi alcançada em 21 de setembro de 1981, após intensas negociações com a Guatemala, que reivindicava a soberania sobre todo o território belizenho. 

A Guatemala reconheceu Belize como país independente apenas em 1992.

Geografia

Belize é um país de montanhas, pântanos e selva tropical. Situado ao sul da península de Iucatã, Belize tem uma costa de 280 km de extensão. 

O país é dividido em seis distritos: Belize, Cayo, Corozal, Orange Walk, Stann Creek e Toledo.

O clima é tropical, com duas estações principais: a seca (de novembro a maio) e a chuvosa (de junho a outubro). 

A temperatura média anual varia entre 24°C e 27°C. Os furacões são uma ameaça frequente entre junho e novembro.

A maior parte do território belizenho é coberta por florestas tropicais úmidas, que abrigam uma rica biodiversidade de flora e fauna. 

Entre as espécies animais encontradas em Belize estão o jaguar, a onça-pintada, o macaco-aranha, o tucano, o papagaio-vermelho e o crocodilo-americano. 

Belize também possui a segunda maior barreira de corais do mundo, com cerca de 300 km de comprimento, que atrai milhares de turistas interessados em mergulho e snorkeling.

Política

Belize é uma monarquia constitucional parlamentar que faz parte da Commonwealth of Nations. 

O chefe de Estado é o monarca britânico, representado por um governador-geral, que tem funções principalmente cerimoniais. 

O chefe de governo é o primeiro-ministro, que é o líder do partido ou da coalizão com maioria na Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Parlamento bicameral. 

A câmara alta é o Senado, cujos membros são nomeados pelo governador-geral, pelo primeiro-ministro e pelo líder da oposição.

O sistema político é baseado no modelo britânico, com dois partidos principais: o Partido Popular Unido (PPU), de centro-esquerda, e o Partido Democrático Unido (PDU), de centro-direita. O atual primeiro-ministro é Johnny Briceño, do PPU, que assumiu o cargo em novembro de 2020, após vencer as eleições gerais.

Belize é membro de várias organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comunidade do Caribe (CARICOM) e a Associação dos Estados do Caribe (AEC).

Economia

Belize tem uma economia de mercado aberta e diversificada, baseada principalmente na agricultura, no turismo, na pesca e nos serviços financeiros. 

O produto interno bruto (PIB) per capita é de cerca de 6.098 dólares americanos (2022), o que coloca Belize na categoria de renda média-alta. 

A moeda oficial é o dólar belizenho, que está atrelado ao dólar americano na proporção de 2:1.

Os principais produtos agrícolas de Belize são a cana-de-açúcar, os cítricos, as bananas, o coco e o cacau. 

A indústria é limitada e se concentra na produção de açúcar, óleo de coco, cerveja, rum e vestuário. 

O setor de serviços representa mais da metade do PIB e emprega cerca de dois terços da força de trabalho. 

O turismo é o principal gerador de divisas e contribui para cerca de 15% do PIB. Belize recebe cerca de um milhão de visitantes por ano, atraídos por suas belezas naturais e culturais.

Belize enfrenta vários desafios econômicos, como a dependência das exportações agrícolas, a vulnerabilidade aos choques externos e às mudanças climáticas, a dívida pública elevada e a corrupção. 

O país também sofre com problemas sociais, como a pobreza, a desigualdade, a violência e o tráfico de drogas.

Demografia

Belize é um país multiétnico e multicultural, com uma grande diversidade de grupos raciais, linguísticos e religiosos. 

Segundo o censo de 2010, a composição étnica da população era a seguinte: 52,9% mestiços (de ascendência europeia e indígena), 25,9% crioulos (de ascendência africana e europeia), 11,3% maias (descendentes dos povos nativos), 6,1% garífunas (de ascendência africana e indígena), 3,9% indianos (descendentes de imigrantes da Índia), 3,6% menonitas (descendentes de imigrantes da Europa Central), 1,2% brancos (de origem europeia) e 1% chineses (descendentes de imigrantes da China).

A língua oficial é o inglês, mas a língua vernácula mais falada é o crioulo belizenho, uma língua crioula baseada no inglês com influências do espanhol e das línguas indígenas. 

Outras línguas regionais e minoritárias são o espanhol, o maia, o alemão, o garífuna e o chinês.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Guilherme Lemos
Guilherme Lemos

Olá sou Guilherme, redator do Portal Foco, gosto de levar conteúdo de altíssima qualidade para as pessoas, com isso se prepare para apreciar os artigos desse blog!

Artigos: 90

0